Search Engines

Você está usando plug-ins de SEO?

Escrever um texto não parece envolver muitos mistérios. Mas será que para ganhar dinheiro online basta escrever um texto comum, sem técnicas e sem SEO?

Além de a qualidade do que é escrito ser imprescindível, bem como suas fontes, estamos falando sobre algo ainda mais essencial: o SEO. Mas o que algumas técnicas têm a ver com ganhar dinheiro online?

Você tem o seu próprio blog, ou conhece alguém que possui um, mas não consegue gerar muito tráfego?

Muito em parte, pode acontecer por causa da má aplicação (ou da não aplicação) das técnicas de SEO.

Certo, mas estamos falando aqui o tempo inteiro em SEO, SEO e SEO. Você sabe o que significa isso?

SEO

SEO é uma sigla que vem do inglês e significa Seach Engine Optmization. Na tradução, significa otimização de mecanismos de busca.

Ou seja, a partir dessas técnicas, o seu tráfego orgânico pode subir, porque os mecanismos de busca passam a encontrar o seu conteúdo muito mais facilmente a partir das palavras-chave.

Como aplicar as técnicas de SEO? Quais são elas?

SEO

Você pode ganhar dinheiro online com o SEO de diferentes maneiras, seja melhorando a qualidade de seu texto, fazendo consultoria para alguma empresa, ou arrumando você mesmo a página online de uma pessoa ou empresa.

As técnicas podem ser aplicadas tanto em uma página quanto no próprio texto. Existem diversas técnicas, mas falaremos aqui sobre pelo menos 6 técnicas antes de mostrarmos os melhores plug-ins para você!

Você precisa, minimamente, de:

  • Palavras-chave corretas;
  • Metadescrição para todas as suas páginas;
  • Tags em títulos e imagens;
  • Heading tags nos títulos e subtítulos;
  • Links de redirecionamento em sua página;
  • Densidade correta das palavras-chave escolhidas;

Vamos começar?

  1. Palavras-chave corretas!

O primeiro passo para ganhar dinheiro online é buscar as palavras corretas, com as maiores buscas mensais, e de preferência, menores competições.

E, caso você esteja trabalhando como um afiliado do Adsense, o ideal é que procure por CPC’s mais altos, já que ganhará mais com os cliques.

Existem ferramentas gratuitas, como o próprio Google Adwords, onde você poderá obter todas essas informações e mais algumas sobre os termos de pesquisa que você quiser!

  1. Use a densidade correta!

Quando você decidir pela melhor palavra-chave, tome o cuidado de usar ela em proporções corretas no WordPress.

Usar com uma densidade muito baixa não elevará as pesquisas da sua página. Em compensação, usar muitas palavras pode atrapalhar o desempenho.

Isso acontece porque o Google detecta isso como uma tentativa maliciosa de ranqueamento. Acredite, você não quer esse tipo de incômodo!

O ideal é que você utilize uma densidade de 1%. Isso significa utilizar uma palavra-chave a cada 100 palavras do seu texto. O WordPress ainda aceita até 2,5% de densidade. Mais do que isso começa a ficar ruim para o seu texto.

  1. Use a metadescrição nas suas páginas

Sabe quando você procura por alguma página no Google, seja como ganhar dinheiro online, como falar inglês ou qualquer outro assunto?

Antes de clicar na página, você já reparou que há um pequeno texto abaixo? Não? Então, dê uma olhada na imagem abaixo:

paint

A metadescrição é um texto e até 156 caracteres que introduz um texto. Ele também ajuda o Google ou outros mecanismos a encontrar melhor as suas páginas.

Só não se esqueça de sempre colocar a palavra-chave na descrição. E cuidado, são 156 caracteres no máximo, e não palavras!

  1. Use tags nos títulos e nas imagens

As tags nos títulos e nas imagens servem para que mais um mecanismo de busca seja ativado.

Elas funcionam como uma identidade para as páginas e imagens, onde você também usará as palavras-chave.

No caso das imagens, quando você inserir no seu WordPress, perceberá que se clicar na aba texto encontrará o código fonte da página. Mude as palavras de “alt” das imagens para a sua palavra-chave. Isso também fará diferença!

  1. Use o cabeçalho

Caso o seu WordPress esteja em inglês, você encontrará essa opção como heading tags.

As heading tags servem para que você possa manter o conteúdo do seu texto hierarquizado de acordo com a relevância do assunto.

A H1 deve sempre ser utilizada no título principal, enquanto a H2 e H3 devem ser utilizadas nos subtítulos. Conforme o número das heads aumenta, aumenta também a especificidade de um tema.

  1. Use links, sempre use links!

Outra dica interessante para que você possa ganhar dinheiro online é sempre utilizar links de redirecionamento para suas páginas em seus blogs em WordPress.

O Google possui um algoritmo de buscas que possui várias métricas. Uma delas é um uso de links no maior número de sites possível.

Quanto mais sites indicarem seus links para suas páginas, mais fácil você será encontrado pelo Google.

E como posso ganhar dinheiro online com o SEO? Como aplico em minha página?

SEO

Além de você mesmo poder fazer isso, já que as técnicas não são difíceis de serem aprendidas, poderá também contratar uma agência de marketing digital que faça esse trabalho para você.

Afinal, para ganhar dinheiro online, você também precisa investir uma parte. Aquela história de que dá para começar um negócio do zero não é mentira, mas também não é totalmente verdade.

De qualquer modo, caso você mesmo queira cuidar disso em suas páginas, poderá economizar muito tempo e dúvida ao utilizar plug-ins que fazem essa avaliação para você.

Eles não só mostram os pontos que estão errados, como também dizem como corrigir. Assim, é possível otimizar uma página ou um texto de maneira bem mais rápida e eficiente!

Para isso, apresentaremos para você 4 plug-ins essenciais para se usar em seus sites e blogs em WordPress. Vamos lá?

  1. All In One SEO Pack

O All In One SEO Pack talvez não seja o melhor plug-in, mas sem dúvida entra na lista dos 4 melhores.

Existem duas versões, uma paga, profissional, e outra gratuita. Ele é simples de ser instalado e utilizado dentro do WordPress, sendo que suas funções são bem intuitivas.

Ele é muito útil na avaliação da metadescrição, bem como das tags e das palavras-chave utilizadas no texto.

E se tem uma excelente função que difere o All In One SEO Pack é o fato de ele possuir um gerador automático de metadescrição e tags. Mas a vantagem é que elas sempre são diferentes.

Ou seja, você pode ter 500 textos em suas páginas. Cada um deles receberá tags e metadescrições diferenciadas.

  1. Yoast SEO

Ganhar dinheiro online passa a ser uma tarefa muito mais simples com o uso do Yoast SEO.

Além de ele indicar todos os pontos a serem corrigidos com precisão, também gera de modo automático as metadescrições. Além disso, faz o direcionamento dos links permanentes e otimiza links e feeds RSS.

Ele também edita todos os tipos de tags e disponibiliza para os snippets enquanto você digita o seu texto ou a sua metadescrição.

Apesar de o Yoast ser um excelente plug-in, é interessante usar ele integrado a outras ferramentas, como o Google Webmasters Tools. Algumas ferramentas podem fazer a análise de uma página através da tag, sem necessariamente fazer o upload de um arquivo.

Elas permitem que você use o máximo que plug-ins como o Yoast pode oferecer.

  1. Platinum SEO Pack

O plug-in Platinum SEO Pack é essencial caso você tenha muitas páginas e nem todas estejam com as tags e metadescrições já configuradas.

Esse plug-in tem a função de detectar as páginas ainda sem essa configuração e gerar automaticamente o que for preciso.

Além disso, você pode trabalhar nas configurações do plug-in para que ele não faça a indexação de páginas indesejadas no seu blog, a fim de não configurar isso como plágio.

Pode acontecer de o próprio blog indexar páginas de outras categorias. O Google pode detectar isso como conteúdo duplicado, o que não é nada interessante para o seu blog.

Uma dica interessante ao instalar esse plug-in é para que você selecione a opção “automatically do 301 redirects for permalink changes”.

Essa opção irá sempre redirecionar um link alterado para o atual, evitando que apareça assim a mensagem de erro 404 na página do leitor.

  1. SEO Ultimate

O SEO Ultimate também é um excelente plug-in de SEO para você que quer ganhar dinheiro online com blogs.

se plug-in também gera tags automáticas, mas, mais do que isso, também gera para todas as páginas, posts e para a home do seu blog. Praticamente, ele gera tags para tudo em que elas devem ser inclusas.

O plug-in também substitui todas as tags de um blog por aquelas que você configurar, de maneira automática.

Com o SEO Ultimate, você também poderá gerenciar de maneiras mais eficiente ferramentas de apoio, através a integração de sua página com o Google Analytics.

Nada impede também que você use mais de um plug-in e complemente suas funcionalidades.

O importante é que a partir de hoje você use algum desses plug-ins para o seu blog. Com certeza, eles irão ajudar você a colocar o seu site no topo dos buscadores!

Vale mais a pena estudar o conteúdo ou contratar um especialista?

 SEO

Por incrível que pareça, se você quer ganhar dinheiro online, irá gastar menos se contratar um especialista no ramo.

O fato é que a maioria das empresas hoje em dia está aderindo ao marketing digital, o que também envolve investimentos em um profissional de SEO que possa posicionar melhor o site dentro do Google.

Porém, o marketing digital exige uma série de conhecimentos e especializações. No Brasil, poucas pessoas estão por dentro do assunto e realmente sabem o que fazem dentro dessa área de marketing de conteúdo e SEO.

Agora, imagina se o dono de uma empresa tentasse fazer isso por conta própria, sem conhecer bem esse mercado, praticamente atirando no escuro sem saber qual ferramenta mais adequada utilizar.

A grande jogada em escolher um profissional do marketing digital é que ele irá ampliar a visão de um negócio, optando pelas melhores estratégias de divulgação, mostrando possíveis erros e deixando de maneira clara como os investimentos serão feitos, para que não haja dúvidas de que será um trabalho que realmente trará um retorno.

O fato é que as empresas hoje em dia não estão com outra opção, a não ser investir mais no segmento do marketing digital.

Um profissional de SEO pode construir uma rede grande para o seu blog ou para a sua empresa, estabelecer uma rede sólida de contato entre produtor e cliente.

Isso é feito principalmente através da disseminação e semeadura do conteúdo em mídias e redes sociais. Mas, a partir da aplicação adequada do SEO, o conteúdo pode ser encontrado de maneira muito mais fácil nos principais mecanismos de busca.

Estratégias de SEO bem aplicada por um profissional farão com que as buscas aumentem o tráfego orgânico de seu site, criando uma rede de usuários e consolidando a sua autoridade no seu nicho de atuação.

Vale lembrar que para ganhar dinheiro online, é preciso também investir dinheiro. Lembre-se que isso não será um gasto, mas sim um investimento que trará lucros no longo prazo.

O investimento pode variar bastante de acordo com o profissional ou com a agência de marketing digital. Quanto mais experiente, maior será o valor a ser pago.

Para que você tenha uma ideia dos valores que estamos falando, muitos profissionais atualmente cobram uma média de R$200 a R$300 por hora de consultoria para o marketing digital. E isso são os que ainda estão iniciando!

Profissionais que possuem mais conteúdo e mais tempo de trabalho podem cobrar valores bem maiores, que ultrapassam R$1000 por hora.

Independente de como você decida fazer isso, não dá para fugir da obrigação de investir cada vez em marketing digital. Virar a cara para isso seria bater de frente com o sistema. Estamos cada vez mais conectados ao mundo digital, afinal de contas!

Se você ficou com dúvidas sobre a importância e aplicabilidade do SEO, deixe abaixo o seu comentário, e não se esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais. Estamos esperando você para os próximos!