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Como criar uma landing page que converta?

Você sabe como criar uma landing page, qual a sua importância e por que elas são essenciais para se gerar mais conversões? Não? Então, continue lendo!

Uma landing page funciona como um rótulo de um produto, do seu produto!

O seu objetivo principal com uma landing page é gerar mais conversões. É fazer com que as pessoas comprem seu produto, acessem sua página, cliquem nos seus anúncios.

Depende do que você está considerando uma conversão para os seus negócios!

como criar uma landing page

Porém, você descobrirá com o tempo e com a prática como criar uma landing page que converta de verdade pode ser mais complicado do que parece.

Por isso, nós iremos fornecer aqui para você informações muito interessantes, não só de como criar uma landing page de qualidade, mas dos melhores plug-ins que você poderá usar no WordPress para criar as suas próprias páginas!

Itens como:

  • Adicionar caixas de textos;
  • Saber usar bem as cores;
  • Usar botões call to action;
  • Não poluir visualmente a página;
  • Indicar cada passo para o leitor;

Podem ajudar bastante a aumentar o número de conversões!

 

Como criar uma landing page de qualidade?

como criar uma landing page

Como criar uma landing page de qualidade não é muito simples, vamos falar um pouco mais sobre cada item que descrevemos acima, começando pela caixa de textos.

Ela deve ser utilizada exclusivamente para destacar o trecho mais importante de sua landing page!

Supondo que você tenha colocado um formulário, como um de uma squeeze page. Seu objetivo não é capturar mais e-mails?

Então, o ideal é que esse formulário fique dentro de uma caixa bem destacada, de preferência com cores mais chamativas. Pode parecer algo simples e óbvio, mas ajuda bastante a aumentar a conversão!

O segundo ponto a se tomar um cuidado maior é em relação às cores que você irá usar em sua landing page.

Seu objetivo principal é atrair a atenção dos usuários, certo? Então, a última coisa que você quer é que ela seja desviada para um trecho menos importante da landing page.

Como criar uma landing page não funciona exatamente como uma receita de bolo, você precisará tomar aquilo que é mais importante para a sua página e usar uma cor de destaque.

O restante, obviamente, deverá ser mantido com cores mais frias para que a atenção não seja desviada!

Os botões call to action são de extrema importância em uma landing page.

Você sabia que pouco mais de 60% dos cliques nas páginas são resultados da inserção dos botões?

Assim como o texto dentro do formulário, os botões devem receber um destaque!

De preferência, devem estar em 3D, com cores vivas e claras, dentro de caixas com bordas de cores diferenciadas do texto do botão.

Embora você possa achar que isso tudo não passa de alguns caprichos, faz uma boa diferença na hora H!

As páginas devem sempre ser bem limpas, sem poluição visual!

Ou seja, evite colocar muitas cores diferentes, anúncios diferentes, setas para todos os lados. Isso irá prejudicar apenas!

Ao mesmo tempo, procure sempre manter os leitores bem informados sobre exatamente o que fazer.

Não só com a clareza dos textos, mas usar alguns artifícios pode ajudar ainda mais!

O uso de botões e de setas, por exemplo, pode chamar ainda mais a atenção do leitor.

Se você estiver apontando uma grande seta vermelha para a caixa onde está o botão, enquanto o resto da página está em preto e branco, o primeiro lugar para onde o leitor irá olhar será para o seu botão CTA!

Mas, lembre-se! Como dissemos, o modo como criar uma landing page não é uma receita.

Por isso, embora essas dicas sejam tomadas como uma convenção, nem sempre funcionarão bem para todos os negócios.

Faça sempre testes A/B para descobrir como suas páginas serão mais bem adequadas em relação a cada uma das dicas acima!

E, acima de tudo, mantenha a honestidade sempre!

 

Certo, mas como eu crio as landing pages?

 como criar uma landing page

Você pode até ter gerado um tráfego considerável para o seu blog. Mas e as conversões em vendas? Como estão?

Essa é uma dificuldade bem comum da maioria das pessoas. Como converter em vendas?

Bem, como criar uma landing page não serve apenas para coletar dados, essa poderia ser uma excelente resposta!

O uso de uma landing page pode aumentar a conversão em vendas de seu blog porque simplifica as informações para os clientes.

Além de mostrar exatamente o que é o produto, quais são seus benefícios e os motivos pelo qual a pessoa deveria comprar, dá certa limpada na página!

Agora, quer receber a melhor notícia?

Você não precisa saber programar para criar sua landing page!

Na verdade, depois que você pegar o jeito, descobrirá que criar uma landing page é na verdade muito simples, e pode ser feita em poucos minutos!

Para isso, selecionamos aqui 4 plug-ins que você pode usar no WordPress para criar suas próprias páginas! Eles são:

  • Optmizepress;
  • LeadPages;
  • Unbounce;
  • Hubspot;

 

 Optmizepress

O Optmizepress funciona basicamente como um faz-tudo!

Na verdade, ele possui diversas funções, não apenas a criação de squeeze pages ou landing pages.

A ferramenta nem precisa ensinar como criar uma landing page, porque elas já vêm prontas!

Você não precisa se dar ao trabalho de fazer testes ou criar do zero. Você escolhe o melhor template para seus negócios e faz as adaptações necessárias!

A ferramenta oferece dezenas de modelos de páginas e elementos que podem ser combinados a fim de criar a página ideal!

 

LeadPages

Ela não é tão eficiente quanto o Optmizepress em relação ao enorme número de possibilidades, mas é muito útil para a criação das páginas.

Na verdade, as páginas também já são prontas. E, apesar de não ser um plug-in de WordPress, as páginas prontas podem ser integradas aos WP.

Não só ao WP, mas também a sites programados em diferentes linguagens. Ele possui recursos limitados por ser uma ferramenta gratuita, mas pode servir muito bem para a produção das landing pages.

As páginas também podem ser criadas em poucos minutos, o que economizará muito do seu tempo!

 

Unbounce

Por apenas US$49 por mês, no plano mais básico, o Unbouncer pode ser uma excelente solução para os seus negócios.

Há uma grande variedade de templates na ferramenta, sendo que você também terá a opção de usar os testes A/B.

Caso você não saiba, esses testes não são importantes somente sobre como criar uma landing page, mas principalmente para testar qual combinação pode gerar mais conversões para a sua página.

Se você vende muitos produtos por mês, o Unbounce poderá ser a ferramenta ideal.

São mais de 200 templates no total. Você constrói a página, testa e publica, simples assim!

 

Hubspot

Se você quer converter um número maior de leads, a construção de landing pages pode ser feita com o Hubspot.

A integração das páginas pode ser feita com uma diversidade enorme de botões CTA em segundos!

São diversos templates diferentes, e certamente você encontraria um que mais combina com o seu segmento de mercado.

Além disso, você também pode criar funis de vendas com a ferramenta!

E, caso fique com dúvidas em alguma etapa, a própria ferramenta fornece um tutorial! Junto, você também recebe calendários e planilhas desenvolvidas pela própria ferramenta para organizar melhor a produção das páginas e resultados dos testes.

 

E quanto ao SEO?

como criar uma landing page

Você já parou para pensar como criar uma landing page tem tudo a ver com o SEO?

Na verdade, as técnicas de SEO (pelo menos algumas) podem ser aplicadas tanto nas suas páginas do blog quanto nas próprias landing pages.

O uso de keywords, por exemplo, é essencial dentro de uma landing page.

Uma vez que você definiu a palavra, que deve estar de acordo com o produto que você está oferecendo, tome cuidado com a sua densidade.

Outra dica é para que você mescle entre palavras mais curtas e mais longas, para que você defina algumas palavras bem específicas que atraiam um público mais específico.

Em outras palavras, você quer leads qualificados!

As heading tags também podem e devem ser utilizadas dentro da sua landing page.

As heading tags, ou cabeçalho, servem para que você mantenha a hierarquização adequada do seu texto dentro de uma página.

Quanto maior a numeração (H1, H2, H3, H4), mais específico se torna um assunto.

Assim, fica claro que o título de sua landing page deve estar configurado com a H1.

Em relação ao uso das palavras, use-as com parcimônia.

Os mecanismos de busca não gostam de excesso de palavras, sendo que a densidade máxima fica perto de 2,5%.

Em compensação, usar poucas palavras não irá fazer com que as buscas sejam facilitadas para sua página!

Outro ponto que você deveria prestar atenção é nos elementos visuais que você está usando para sua página.

Claro que é muito importante utilizar o marketing de conteúdo, criando conteúdos de bastante relevância para a sua página.

Mas pense também em utilizar outros elementos, como fotos do produto, vídeos, depoimentos ou áudios.

Existem vários programas, como o PowToon, por exemplo, que criam vídeos profissionais que podem ser usados para diversos negócios.

Não é preciso saber programar. Existem vários frames já prontos, basta que você faça o encaixe ideal!

 

Não pareça chato para o cliente!

como criar uma landing page

Construir formulários bem feitos é tão importante quanto como criar uma landing page. Porém, não pareça chato!

Quando a pessoa acessa a sua página, ela quer entrar logo no webinário, ou ler o e-book que você está oferecendo.

Ela não quer ter que fornecer o nome completo, o e-mail, o CEP, nome dos pais, nome dos irmãos, tipo sanguíneo, endereço, escolaridade.

Claro, isso é um exagero!

Mas muitas páginas pedem excesso de informações desse tipo!

Seja o mais breve possível, peça somente o necessário, como nome e e-mail. Isso irá aumentar consideravelmente as suas conversões!

E, já que mencionamos essa falta de paciência, é bom falar também sobre os textos que você irá utilizar em sua landing page.

Você mesmo já parou para ler? Teria paciência para ler o texto caso ele fosse muito grande?

Uma verdade é que a maioria das pessoas não lê todo o conteúdo da página. As pessoas simplesmente passam os olhos e procuram por elementos chave.

Isso pode acontecer por diversos motivos, seja falta de paciência ou tempo.

Independente de qual seja esse motivo, você precisa fazer com que a informação de maior relevância seja lida pelo cliente. Ou seja, aquela que irá de fato fazer com que você consiga uma nova conversão.

Faça um exercício com você mesmo. Quando aprender como criar uma landing page, crie um texto e depois resuma ele pela metade.

E continue fazendo isso, até que você possa resumir ao máximo o seu texto, mas ainda assim manter os principais elementos ali.

Você irá se surpreender em como poderia ter enxugado muito mais o conteúdo!

Neste artigo, falamos sobre diversas dicas de otimização para uma landing page, mas elas não são uma verdade absoluta.

Além disso, existem outras técnicas que ainda não discutimos aqui, por enquanto.

Contudo, as técnicas de dicas citadas aqui são de extrema importância, e, por convenção, todas elas funcionam muito bem.

Se você trabalha como afiliado, produtor, com importações ou no e-commerce, cada conversão significa mais dinheiro entrando em sua conta.

Portanto, não deixe de exercitar e testar tudo o que falamos aqui. Tanto as técnicas quanto as ferramentas de apoio utilizadas para construir as páginas.

Todas as técnicas aqui citadas, principalmente as de SEO, devem ser testadas diversas vezes.

Lembre-se que estamos falando de marketing digital, ou seja, da criação de uma estratégia ideal para os seus negócios.

Qualquer que seja o seu objetivo, você precisará sempre de uma estratégia diferente.

Afinal, não estamos falando de produtos, mas, sobretudo de pessoas!

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Depois que criar a sua primeira landing page, volte aqui e conte-nos a sua experiência em integrar sua primeira página ao WordPress. Boa sorte!

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