WordPress

5 plug-ins para integrar o Facebook

Que o Facebook é a melhor ferramenta de divulgação no mundo, não resta dúvidas. Mas como os plug-ins para integrar o Facebook podem ajudar em um negócio?

social-network-76532_640

Bem, além de o Facebook ser a maior rede social do mundo e uma das mais poderosas ferramentas de divulgação, o WordPress fica próximo ao Facebook no quesito excelência em usabilidade e navegabilidade. E é aí que os plug-ins para integrar o Facebook entram na história.

E se existem mais de 65 milhões de domínios registrados no WordPress, e aproximadamente um bilhão de usuários no Facebook, por que não integrar a rede social mais acessada do mundo a uma das melhores plataformas para criação de sites e blogs do mundo?

Através dos plug-ins aqui citados, o usuário fica apto a:

  • Inserir o conteúdo do blog no Facebook com um só clique;
  • Curtir o conteúdo dos blogs através dos botões de curtida;
  • Compartilhar um post interessante em sua rede social;
  • Comentar um post, mesmo sem compartilhar;
  • Marcar pessoas em um post de um blog sem precisar acessar o Facebook;

Os plug-ins para integrar o Facebook são simples de serem usados, e sua instalação funciona como a de qualquer outro plug-in.

A maior facilidade é que o usuário não precisa programar nada para socializar nas redes a sua página.

A integração do Facebook ao WordPress resultou em vantagem para ambos. O Facebook possui quase um bilhão de usuários ativos, enquanto só no e-commerce o WordPress representa pouco mais de 10% do total de vendas online.

Sem contar que de todos os domínios registrados na web, pouco mais de 15% pertence ao WordPress. Juntando dois gigantes como o WordPress e o Facebook, só poderia resultar em benefício para ambos os usuários.

5 plug-ins para integrar o Facebook ao WordPress

plug-ins para integrar o Facebook

Nossa lista conta com 7 plug-ins muito utilizados, simples de serem instalados e usados e com funcionalidades semelhantes, embora haja algumas diferenças peculiares.

  1. Add To Facebook

Esse é um plug-in relativamente simples de ser usado e sua funcionalidade diz respeito ao compartilhamento de links dentro do Facebook.

Através do plug-in, é gerado um link que pode ser usado dentro dos posts para que com apenas um clique você possa compartilhar qualquer conteúdo nas redes sociais.

Esse link pode ser disponibilizado tanto como imagem como uma caixa de texto, isso fica a sua escolha.

  1. Facebook Dashboard Widget

Sem dúvida, o Facebook Dashboard Widget é um dos melhores plug-ins para integrar o Facebook, porque como diferencial apresenta um controle remoto do Facebook.

Dentro do painel de controle do WordPress, é possível atualizar a página da rede social em tempo real.

Assim como dentro do Facebook você tem controle sobre o que está sendo postado ou sobre o que você quer ver e de quem quer ver, o plug-in permite a mesma funcionalidade.

Você pode, por exemplo, ver a notificação de seus amigos, atualizações feitas pelos contatos ou mesmo realizar postagens.

  1. WP4FB

Outro plug-in muito interessante para realizar a integração da rede social a um blog, por exemplo.

Assim como o Facebook Dashboard Widget, ele permite total controle da sua página do Facebook, mas também permite que ela fique disponível dentro da página no WordPress.

Assim, os leitores podem acompanhar em tempo real as atualizações feitas na página, quando quiserem, contanto que essa opção seja disponibilizada por você.

  1. Feed Facebook, Leave Facebook

Dos plug-ins para integrar o Facebook, esse leva vantagem em relação ao que você quer mostrar para seu público sobre cada postagem.

Dentro do Facebook já existe uma opção para que você possa importar conteúdo de outros sites, como postagens em blogs, por exemplo.

Porém, não dá para escolher quanto de cada conteúdo você quer. Se você importar um artigo qualquer, ele será importado por completo para a sua página.

Esse plug-in permite que você escolha quanto de cada postagem poderá aparecer para os outros usuários.

Essa é uma estratégia interessante para quem quer atrair mais tráfego para o blog, gerando mais curiosidade no leitor e instigando a vontade dos usuários em acessar o blog para ler outros conteúdos.

  1. Facebook for WordPress

Dentre os plug-ins para integrar o Facebook, o Facebook for WordPress ganha destaque.

Ele utiliza o Open Graph para compartilhar o conteúdo, fazendo com que a metatag do que está sendo compartilhado fique melhor em todas as redes sociais. Não só no Facebook, mas também no Google, no Twitter, Instagram, etc.

Além disso, possui a mesma funcionalidade dos outros em relação aos botões para curtir, comentar ou compartilhar algum post, sendo que eles são personalizados dentro do WordPress, ficando com a aparência igual aos botões do Facebook.

Outra funcionalidade do plug-in é a exibição dos usuários que de alguma maneira interagiram com a página, podendo ter sido uma curtida, um compartilhamento ou um comentário.

Assim, qualquer usuário consegue ver todos os usuários que já tiveram algum contato com aquela página.

Mais motivos para que você comece a usar esses plug-ins

plug-ins para integrar o Facebook

Você já deve saber a essa altura que o Google possui um sistema baseado na leitura de códigos das páginas para que determinada página seja mais relevante do que outra, e consequentemente ganhe uma posição melhor dentro do site de busca.

Um dos critérios utilizados é o número de curtidas que uma página no Facebook recebe. As curtidas em uma página servem muito mais do que para divulgar o conteúdo dentro da rede social, mas sim para elevar a posição no maior site de busca do mundo.

Por isso, alguém que possua um blog ou site estaria condenando o próprio negócio se não utilizasse algum desses plug-ins para integrar o Facebook ao WordPress para ganhar o maior número de curtidas que pudesse.

Você quer ver alguns dados mais relevantes sobre o Facebook para entender por que é tão importante fazer essa integração e como isso pode ajudar a elevar seus negócios?

O Facebook em números

plug-ins para integrar o Facebook

A cada dia o Facebook ganha novos usuários. Ao total, a rede social mais poderosa do mundo já conta com mais de um bilhão de usuários, sendo que esse é quase o número de acessos por dia.

Só aqui no Brasil, cerca de 120 milhões de pessoas têm acesso ao Facebook. Considerando que a população do Brasil é de aproximadamente 200 milhões de pessoas, dá para perceber o potencial que o país tem para negócios na internet que envolvam a rede social ou o WordPress.

Isso porque a rede social ainda não é aceita na China. Você já imaginou o número de usuários que o Facebook ganharia em pouquíssimo tempo? Cerca de 2,5 bilhões de acessos por dia!

Claro que o Facebook iria acabar se expandindo, e acabou comprando também o Messenger, o Whatsapp, o Instagram e o Tinder, sendo que as três primeiras redes contam com 900 milhões, 800 milhões e 400 milhões de usuários, respectivamente.

Fora que são mais de 50 milhões de páginas comerciais dentro da empresa fazendo a divulgação de suas marcas.

Ou seja, o Facebook apresenta um poder e potencial de divulgação que nenhuma outra rede apresenta (salvo o Google, através do programa de links patrocinados do Google Adwords).

Se há um motivo para que alguém integre a sua página de um blog ao Facebook é pela enorme interação e divulgação que a rede pode permitir entre os usuários.

Integrando os comentários ao WordPress

plug-ins para integrar o Facebook

Deixando um pouco de lado os plug-ins para integrar o Facebook, saiba que você pode integrar os comentários da sua página no Facebook dentro da sua página no WordPress sem o uso de quaisquer plug-ins.

Existem muitos plug-ins funcionais, como os que citamos acima, mas existem tantos outros que não funcionam tão bem assim.

E com plug-in ou sem plug-in, é extremamente importante fazer a linkagem entre os dois para que cada vez mais comentários se espalhem pela rede, fazendo com que você ganhe uma fonte de tráfego orgânico.

Com esse método, você poderá fazer a contabilidade de comentários dentro do WordPress, sem que para isso tenha que mudar qualquer configuração de sua página.

O primeiro passo é criar um novo aplicativo dentro do Facebook, e dê um nome que remeta ao objetivo (algo como “comentários em WordPress”, ou algo do gênero).

Quando você for configurar seu novo aplicativo, coloque seu e-mail onde é solicitado, e no domínio do aplicativo coloque o endereço do seu blog, mas com a url da página destino dos comentários.

Outra opção irá aparecer abaixo pedindo o endereço do site, e aí sim você precisará colocar o endereço da página inicial do seu blog.

Ao finalizar esse processo, você precisará abrir o header.php em seu wordpress e colocar no espaço da tag body o código descrito abaixo:

<div id=”fb-root”><div>

<script> (function(d,s,id) {

var js, fjs = d.getElementsByTagName (s) [0];

if (d.getElementById(id) ) return;

js = d.createElement (s) ; js.id = id;

js.src =

“//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1 appId=SEU APP ID

AQUI”;

fjs.parentNode.insertBefore (js,fjs);

} (document, ‘script’, facebook-jssdk’) )

</script>              

 

A aba que solicita o seu ID precisa receber o número de ID do aplicativo criado. Como cada aplicativo possui um ID próprio, você precisa entrar onde criou, colar o número nessa região e então seguir para o próximo passo.

Após finalizar esse processo, você precisará colar novamente o número do ID do aplicativo que você criou em outra tag, a head. O código a ser colocado na tag é o descrito abaixo:

<meta property=”fb:app_id” content= “SEU APP ID AQUI”/>

Pronto! Agora basta que você cole o mesmo código gerado, e já terá a sua caixa de comentários integrada ao WordPress.

Claro que, a partir disso, você poderá usar outros códigos, que aumentam o número de comentários que você pode ver, ou mesmo dão poder de moderação para eles.

Mas, para um básico, você já pode ver os comentários inseridos dentro do seu blog.

Basta fazer a integração?

plug-ins para integrar o Facebook

Para que você obtenha resultados ainda mais expressivos e certeiros, uma excelente ideia seria construir uma página oficial do seu blog dentro do Facebook, garantindo assim mais curtidas e mais divulgação de seu conteúdo.

De acordo com algumas pesquisas, as pessoas passam a maior parte do tempo online dentro do Facebook. O que poderia representar uma queda no acesso a blogs e outros sites pode ser usado a favor do blogueiro com os plug-ins para integrar o Facebook.

Não é nem necessário ter uma conta na rede social. Você pode fazer a integração com os plug-ins mesmo não estando na rede, mas criando uma grande rede de compartilhamento que trará para você o tráfego orgânico de que precisará para a sua página.

A importância de se criar uma página para o blog no Facebook é por causa das interações que acontecerão entre o blog e os usuários e os usuários com os próprios usuários. Essa interação acontecerá com muito mais vigor dentro da página do Facebook do que dentro do próprio blog.

Quando criar a sua página profissional, não se esqueça de editar o nome dela para encurtar o link. Afinal, links curtos são links amigáveis para os mecanismos de busca. Isso pode ser feito na aba editar informações, antes mesmo de você iniciar os convites para dentro de sua página.

Para que você ainda crie uma legião ainda maior de fãs, é interessante divulgar a página oficial do blog dentro do próprio blog, assim como divulgar o blog dentro da página do Facebook. Lembre-se que as pessoas não chegarão ao blog ou ao Facebook sempre pelo mesmo canal.

Como você percebeu, os plug-ins para integrar o Facebook são de extrema importância para o crescimento do seu negócio, já que o poder de divulgação dessa rede social é um dos maiores do mundo.

Se você ficou com alguma dúvida a respeito do plug-ins, deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de contar se você conseguiu seguir o passo a passo para integrar seu blog ao Facebook!

Compartilhe nosso post, e deixe o seu like abaixo! Esperamos você para os próximos artigos, até lá!

You may also like
WordPress como Ferramenta Marketing Digital, Como você pode começar?
Melhores plug-ins de e-commerce